Sabesp: Governo de SP promete redução na conta de água após privatização
18/04/2024
São Paulo, 18 de abril de 2024 - O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (17) um novo modelo de concessão para a Sabesp, que deve entrar em vigor após a privatização da empresa. Entre as principais medidas, estão:
- Redução de até 10% nas tarifas social e vulnerável: Famílias inscritas no CadÚnico e com renda familiar per capita entre R$ 218 e R$ 706 terão desconto na conta de água.
- Desconto de 1% para os demais clientes residenciais.
- Redução de 0,5% nas tarifas comercial e industrial.
- Novo modelo de cálculo da tarifa: Os investimentos da empresa serão pós-pagos, ou seja, primeiro a Sabesp realiza os investimentos e, então, serão considerados no cálculo da tarifa.
- Venda de ações da empresa em dois grupos: O primeiro será destinado ao investidor estratégico. O segundo será aberto a todo o mercado.
- Acordo de investimentos entre o governo do estado e o investidor estratégico: Até o final de 2029, o investidor escolhido para assumir a Sabesp não poderá vender suas ações.
- Governo de SP terá participação de 18% a 30% na empresa.
- Privatização aprovada em 1ª votação na Câmara Municipal de SP.
O projeto de lei que viabiliza a privatização da Sabesp na capital foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira (17) pelo placar de 36 votos favoráveis e 18 contrários. A votação foi marcada por manifestações na galeria e discussão entre vereadores.
O texto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário para ser oficializado.
Ainda há dúvidas sobre a privatização da Sabesp?
Acesse os seguintes links para mais informações:
- Sabesp: https://www.sabesp.com.br/
- Câmara Municipal de SP: https://www.saopaulo.sp.leg.br/